Esporotricose nos animais domésticos, um dos temas do XVII CONABRAH

Diante da maior epidemia de transmissão zoonótica de esporotricose que se tem notícia, as autoridades em vigilância epidemiológica reconheceram a necessidade de notificação obrigatória da doença no estado do Rio de Janeiro de casos suspeitos ou confirmados em felinos ou outros animais (Resolução SES-RJ n° 674, jul. 2013). A incidência  é preocupante visto que humanos e animais sofrem com a doença e o tratamento é longo e de alto custo.

A esporotricose é uma doença causada por fungos do gênero Sporothrix spp. que afeta humanos e animais de várias espécies.  A infecção pode ocorrer diretamente por inoculação do fungo, através da pele por traumatismo com vegetais ou objetos contaminados; ou indiretamente, após traumatismo, por contato da pele lesada com solo ou matéria orgânica contaminados.

No estado do Rio de Janeiro, a transmissão do Sporothrix spp. ocorre principalmente entre gatos e entre gatos e o homem através de arranhadura, mordedura ou o contato com o exsudato das lesões de gatos infectados, o que ressalta o caráter zoonótico da enfermidade.

Nos felinos domésticos, a esporotricose varia desde uma infecção subclínica até formas sistêmicas fatais.

Atentos a situação alarmante, a ABRAH VET abordará a Esporotricose sob a visão da Homeopatia Sistêmica no XVII CONABRAH. Venha refletir e participar conosco!

blog.catclub.com.br

blog.catclub.com.br

Open chat