Constipação Intestinal – Terapêutica Repertorizada

Definição:

A definição de constipação intestinal é ampla, envolvendo uma série de queixas relacionadas à dificuldade de evacuar, desde sua freqüência, em geral pequena, passando pela eliminação de fezes de volume reduzido ou de menor calibre ou endurecidas, que exijam grande esforço para sua eliminação. Inclui também a sensação subjetiva de evacuação incompleta ou aquela que requer manobras manuais para facilitar a saída do bolo fecal.

Evacuações diárias não obrigatoriamente refletem normalidade do esvaziamento colônico e, por seu lado, mesmo as que ocorrem de forma descontinuada podem ser funcionalmente adequadas.

Motilidade colônica:

As principais funções do cólon são: absorver água e eletrólitos do quimo e conduzir as fezes a partir do intestino delgado e armazená-las, especialmente no sigmóide, antes das evacuações.

Os movimentos no cólon normalmente são lentos, podendo ser divididos em movimentos de mistura (contrações haustrais) e propulsivos (movimentos de massa).

Nos movimentos de mistura, cerca de 2,5 cm de músculo circular se contrai, até quase a oclusão completa da luz intestinal, juntamente com três faixas de musculatura longitudinal denominada tinea coli, formando as haustrações. Desse modo, toda a matéria fecal é gradualmente exposta à superfície do intestino grosso, e o líquido é progressivamente absorvido até apenas 80 a 150 ml da carga diária dos 750 ml provenientes do intestino delgado, em forma de quimo, se percam nas fezes.

A maior parte da propulsão no ceco e cólon ascendente resulta de uma lenta, mas persistente, contração haustral, levando de 8 a 15 horas para mover o quimo apenas da válvula ileocecal até o cólon transverso, enquanto o próprio quimo se torna fecal em qualidade e também se transforma em semi-sólido pastoso ao invés de semilíquido.

Do cólon transverso ao sigmóide, movimentos de massa aparecem, com mais abundância, por cerca de 15 minutos durante a primeira hora do desjejum. Também chamados de contrações propulsivas de alta amplitude (CPAA), ocorrem uma ou duas vezes ao dia. Quando elas forçam uma massa de fezes para o reto, manifesta-se o desejo evacuatório.

Como em outros segmentos, aqui no intestino grosso o parassimpático aumenta a freqüência e amplitude dos movimentos. O simpático os inibe. O plexo nervoso entérico organiza os movimentos.

O aparecimento das CPAA após as refeições deve-se em parte pelos reflexos gastro-cólicos e duodenocólicos e pela liberação de gastrina (ação excitatória no cólon e ação inibitória sobre a válvula ileocecal). Também ocorrem pela estimulação do sistema nervoso parassimpático, por uma irritação do cólon ou por sua superdistensão.

O reflexo evacuatório inicia-se com a chegada do bolo fecal na ampola retal. Com a dilatação retal, os receptores sensíveis ao estiramento determinam o relaxamento do esfíncter interno do ânus (reflexo reto anal), permitindo que o conteúdo retal seja percebido de modo discriminado para gases, líquidos ou fezes pastosas. Neste momento, o indivíduo pode decidir pela eliminação de flatos ou pela contração voluntária do esfíncter externo até chegar ao local apropriado para defecar.

Nas crianças a continência fecal dependerá do perfeito funcionamento do esfíncter anal externo, do músculo puborretal, do esfíncter anal interno e do reto.

Formato: PDF

Download do arquivo completo

Open chat