AULAS – VIDA E OBRA DE SAMUEL HAHNEMANN

Atenção: Esta publicação é da inteira responsabilidade da sua autora



Vida e Obra de Samuel Hahnemann

O primeiro biógrafo de Samuel Hahnemann foi Richard Haehl (1873-1932) , com o livro “Samuel Hahnemann – sua vida e obra” que foi baseado numa autobiografia deixada por Hahnemann e escrita aos 36 anos.

Escrever a Biografia de Samuel Hahnemann, fundador da Homeopatia, é uma aventura apaixonante. Seguir passo a passo o caminho desbravado por Hahnemann, ter consciência das dificuldades encontradas, viver o acontecimento com ele é um enriquecimento incomparável. (Max Tétau)

A infância de Hahnemann, ficará marcada por lutos (perdas de irmãos), pois no século XVIII, a mortalidade neonatal e infantil era absolutamente terrivel . Com a perda do irmão mais velho, assume responsabilidades com a família, já aos 6 anos. Samuel fala muito do pai (admirador das idéias de Rousseaux) em sua autobiografia, pois este lhe inspira um profundo respeito…Pedagogia autodidata ”Agir e Ser sem aparecer” . Seu pai, levava os filhos homens para a manufatura e enquanto pintava, dava aos filhos pensamentos para meditarem …. recolhendo suas reflexões e comentando-as após…para aguçar o espírito crítico dos filhos. A família logo passa por graves problemas financeiros, provocados pela Guerra dos 7 anos e a Guerra de Sucessão.

Em sua primeira escola que era pública (1761), já manifesta um verdadeiro dom para os estudos, desde os primeiros anos. Hahnemann, conta com a proteção do diretor Prof. Muller que leva- o para a Escola privada de príncipes Santa Afra, com bolsa de estudos. É tratado como um jovem assistente, com total liberdade, pois Prof. Miller ficara fascinado com a inteligência do menino, seu dom natural para as ciências e sua facilidade para línguas. Aperfeiçoou –se em línguas mortas como latim e grego, que falará fluentemente, como também Inglês, Francês, Italiano, Espanhol e Árabe. ….o que permitiu que ganhasse o sustento, com traduções de obras, que enriqueceram seus conhecimentos de Matemática, Botânica e Ciências Naturais, etc…. . Aos 20 anos apresenta sua tese em latim, em Saint Afra, diante de professores e alunos: “A maravilhosa conformação da mão do Homem” . Daí pela influência do prof. Muller vai para Leipzig, com forte tradição Universitária e Cultural e por onde passaram alunos famosos como Goethe em 1765. Iniciou-se assim seus estudos médicos teóricos, gratuitamente…..e assim a longa peregrinação de Samuel Hahnemann.

“Nasci em 10 de Abril de 1755, em Meissen uma cidade encantadora, situada na foz do Meissa e do Elba, no eleitorado da Saxonia, uma das mais bonitas regiões da Alemanha. É uma das razões do meu grande amor pelas maravilhas da natureza……….” “Nunca me esqueci de dar ao meu corpo, através do exercício , do movimento e do ar fresco, a alegria e a resistência graças às quais a contínua tensão do espírito se mantém facilmente.” Hahnemann fala –nos…….de uma Mãe meiga e atenciosa…….Meu Pai, Christian, junto com minha mãe Johanna, ensinaram-me a ler e escrever quase como se fosse uma brincadeira. Meu pai embora não fosse um sábio em ciências, era decorador na manufatura de porcelana da cidade, tinha descoberto por si só o que era bom e proveitoso para o homem. Incutiu suas idéias em mim:Viver e atuar sem pretensão nem ostentação. Estava sempre presente quando algo bom ia ser feito. Como poderia eu não seguir seus passos? Soube sempre distinguir entre o bem e o mal… Foi meu mestre….Eis aqui definido o verdadeiro fundamento da minha conduta moral.”

Infância e Adolescência(1755-1775~)Saint-Afra -Tese em latim “A maravilhosa conformação da mão humana” “O homem dotado da inteligência que concebe – homo sapiens – e da mão que executa – homo faber – deve estar a serviço da bondade do Criador para espalhar suas graças!”Hahnemann 1775

O Estudante (1775-1780)Leipzig – Ensino das ciências e da Medicina era muito teórico.

Traduções: grande centro de edição

“Ensaio e observações fisiológicas sobre o Cobre” “Ensaio sobre Hidrofobia” “Ensaio sobre as águas minerais e os banhos quentes” “Nova Arte de Curar”

Viena – A Clínica é rainha nos hospitais.
“O mérito principal dos médicos….importância que deram ao estudo da medicina clínica e na generalidade do seu espírito.”

O Rebelde (1780-1789) “Age como pensas e livra-te de todas as dissimulações.”(Hahnemann)
Hettstedt
Publicação de artigos médicos * Cancro. Interessa-se pela mineralogia e desenvolve seus conhecimentos de química mineral.

Dessau

Haseler : ensino químico e iniciação alquímica

Gommern• Denuncia toxicidade do Chumbo e sublimado corrosivo. • Critica o abuso do alcool e café.

“O autor trata seu tema a fundo, corretamente. Mostra o lado nocivo dos tratamentos habituais e sugere melhores soluções.” (Prof. Baldinger)

A intuição criativa (1789-1796) “Os remédios só podem curar doenças análogas àquelas que eles próprios podem produzir”

Hahnemann recusa-se agora a exercer a medicina …já não acredita nos métodos do seu tempo e passa por verdadeiras torturas morais: “Se estou convencido de que meu doente está verdadeiramente melhor sem esses medicamentos… Que Deus me ajude! Como poderia eu exercer assim a medicina. Não posso continuar a ser o carrasco dos meus irmãos.” (Hahnemann)

Tradução Matéria Médica de Cullen – 1790
Interpretação materialista de Cullen Propriedades adstringentes e amargas da China provocam a liberação de substância antitérmica – visão de oposição, linear e Newtoniana

Interpretação não materialista de Hahnemann : A China cura a febre por produzir sintomas semelhantes a ela – visão de não oposição, circular, centro periférica e fisiológica

Experimentação China officinalis: “….A título experimental tomei durante vários dias, duas vezes ao dia, quatro dracmas de pó de quinquina. Os meus pés e a ponta dos meus dedos ficaram frios. Senti-me fraco e sonolento. Em seguida, meu ritmo cardíaco acelerou. Meu pulso tornou-se rápido e nervoso. Intolerável ansiedade, tremores mas sem rigidez, prostração em todos os membros, depois pulsações na cabeça, no coração, nas bochechas, sede. Em suma, todos os sintomas habitualmente associados à febre intermitente. A crise aguda durou de 2 a 3 horas e repetiu-se a cada ingestão da droga.”…..O cortex de quinquina que é utilizado como remédio para a febre intermitente atua porque é capaz de produzir sintomas semelhantes aos da febre intermitente num homem de boa saúde.” (Hahnemann).

Um novo Príncipio de Cura (1796-1804) “O que é mais perigoso, na verdade, é utilizar, por hábito, substâncias puramente medicinais que apresentam grande toxicidade e que são muito pouco conhecidas.”

Maneira científica de descobrir as propriedades terapêuticas das substâncias, é a experimentação no homem são. “Para encontrar as verdadeiras propriedades medicinais de uma substância nas afecções crônicas, é preciso volver a atenção para a doença artificial específica que esta substância provoca normalmente no organismo, a fim de usá-la no estado patológico análogo que interessa afastar.”…..”Para curar radicalmente certas afecções crônicas, é preciso procurar os remédios que normalmente provocam no organismo uma doença análoga e o mais análoga possível.” (Hahnemann)
Cura e Prevenção da Febre Escarlatina

Gotha-1801: “Cura e prevenção da escarlatina”Observação original: “Três crianças de uma mesma família foram vítimas de um ataque pernicioso de febre escarlatina. A filha mais velha, que tinha tomado Belladonna por via interna para uma afecção das articulações dos dedos, foi para minha surpresa, a única a escapar ao contágio, embora normalmente fosse a primeira a adoecer . Não hesitei então em dar às outras crianças dessa família numerosa uma dose muito pequena de Belladonna a título preventivo. Repeti a dose 3 dias depois. Nenhuma das crianças apanhou a doença, apesar do contacto com outros contaminados.” (Hahnemann).

A Revolução Homeopática (1804-1811)“Será que é mesmo possível acreditar que, no nosso século de Luz, uma obra fundamentada unicamente na experiência, como é o meu Organon da Medicina racional, seja posta de lado pelas palavras sem sentido da velha escola, enquanto que somente contra-experiências e contra-experimentações a poderiam confirmar ou refutar?” (Hahnemann)

1805- publica: “Fragmentos sobre as propriedades positivas dos medicamentos observados no homem são” 2 volumes.

1. Patogenesia de 27 remédios /2. Repertório de 470 páginas/

1810 Organon 1.o Edição
Organon Bacon-1620
: “Só se podia conhecer verdadeiramente a natureza pela observação metódica e racional, sem teorias preconcebidas. É dessa observação fenomenológica pura que se podem deduzir as grandes leis que regem os fenômenos naturais.”

Hahnemann-1810: Quer introduzir na medicina um método racional de curar, baseado essencialmente na pura observação da doença sem nenhum apriorismo. A descoberta médica só pode ser feita pela experiência. A Medicina só deve ser experimental e a teoria só pode suceder à experiência (50anos antes de Claude Bernard).

Similitude, Infinitesimalidade, Individualização

Organon“ A antiga medicina ou Alopatia,….,supõe sempre no tratamento das enfermidades, uma superabundância de sangue (pletora) que jamais existe, outras vezes acrimonias ou matérias mórbidas. Portanto retira o sangue necessário a vida por sangrias e pretende varrer a suposta matéria morbífica ou atraí-la a outro ponto por médio de vomitivos, purgantes, sialagogos, diuréticos, vesicatórios, cautérios, etc. Tenta com isso diminuir a enfermidade e destruí-la materialmente ” (Hahnemann)As batalhas de Leipzig (1811-1821)
“Esta verdade, a mais indispensável de todas para aquele que quer curar, fui eu o primeiro a proclamá-la”

Matéria Médica Pura : 6 volumes- Protocolo experimental: “Quando proponho uma substância para ser experimentada, asseguro-me de que não possa representar nenhum risco ao experimentador. Junto ….um pouco de tintura de Helleborus niger que eu próprio preparei…..Misture 1 gota desta tintura em 8 colheres de água e junte alcool para que a mistura se conserve. Tome 1 colher desta mistura de manhã, em jejum, e depois a cada hora e meia, pelo tempo que puder fazê-lo, sem se sentir muito afetado. Se aparecerem sintomas demasiado incômodos, beba algumas gotas de Camphora em água”. (Hahnemann).

1820: “O Dr. Hahnemann é incontestavelmente um médico de renome mundial. Sua doutrina reside no fato de uma milionésima parte de uma droga ativa ser capaz de restaurar perfeitamente a saúde. Agora mais do que nunca, acredito na eficácia deste método cuja ação eu mesmo já experimentei . Se o príncipe von Schwarzenberg, que veio a Leipzig para seguir um tratamento desses, se beneficiar tanto dele quanto eu, glória e recompensa estarão a caminho”. (Goethe)

O sábio de Kothen (1821-1830)“: Não me façam elogios, não gosto deles. Sou apenas um homem simples e reto, só faço o meu trabalho. A estima que nos devemos, vamos exprimí-la em voz baixa e através de atos que lhe prestem homenagem.” Hahnemann ao Dr Stapf-seu discípulo favorito: ardente defensor da Homeopatia, com Gross, criam um jornal médico destinado a defender a Homeopatia.

1829: Celebrou-se o jubileu médico de Hahnemann-Homenagem com reunião com mais de 400 homeopatas, vindos de toda Alemanha e de outros países .

Doenças Crônicas: 1828 em Kothen: Tratado das doenças crônicas – Obra fundamental, totalmente revolucionária, que trás à medicina idéias resolutamente inovadoras. Observou que o doente ao qual se administrou o similimum tem cura incompleta, ou mesmo absolutamente nula, ou ainda uma recaída depois de uma aparente cura. Percebe que por trás da afecção aguda, há a doença crônica permanente, que deve ser levada em consideração para curá-lo definitivamente. É o “terreno”, é o “modo reacional” individual. Identificou-se 3 grupos de doenças crônicas, de terreno patológico, diáteses. Reencontrando o universalismo da similitude, percebe que está lidando com remédios diatésicos capazes de justamente atuar em profundidade no terreno do doente e curar a doença crônica.

O milagre francês (1830-1835)
1830: Hahnemann com 75 anos perde a esposa e companheira, sofre uma verdadeira depressão nervosa.

1831: recupera a vitalidade intelectual e vigor físico. A cólera se alastra. Publica 4 brochuras dedicadas ao tratamento da cólera. Define 3 remédios aplicáveis a todos os casos, em função da evolução da doença: Veratrum album/ Cuprum e Camphora.O tratamento homeopático oferece resultados incontestáveis.

1833: 5.a edição do Organon- Introduz a importante noção de Força Vital.
1834: Hahnemann com 80 anos casa-se com Melanie d,Hervilly com aproximadamente30 anos vai para Paris e é nessa brilhante capital que consegue alcançar a glória e a perpetuidade de sua obra.

Paris, capital da Homeopatia (1835 – 1843) “Vim para Paris para assegurar o desenvolvimento da Homeopatia e estou particularmente feliz por estar entre vós. Agradeço ao governo francês a liberdade que dá à nossa sociedade e às nossas atividades. Minha prática longa e eficaz prova que a pura homeopatia, utilizada por práticos que a estudaram a fundo e a assimilaram, é suficiente por si só para tratar todas as espécies de afecções. Agradeço a sociedade francesa por seus trabalhos. Tenho imenso prazer em ver aqui jovens e inteligentes médicos que continuarão aquilo que nós próprios iniciamos. Estou profundamente comovido com as provas de afeto que recebi de seus membros. Associarei o meu zelo ao deles e ajudá-lo-eis a desenvolver a nossa medicina divina, pois a velhice que avança inexoravelmente nunca abalou meu coração nem enfraqueceu meus pensamentos. A Homeopatia estará sempre em primeiro plano no meu combate…..” (Hahnemann)

1841- 86 anos : Recebe de Meissen, sua cidade natal, o título de “Cidadão Honorário”. O diploma é entregue numa cerimônia solene em sua casa pelo embaixador da Saxônia em Paris, que se deslocara pessoalmente.

1842- Dá o último retoque em seu Organon

“Finalmente, depois de dezoito anos, acabei a sexta edição do meu Organon, a melhor de todas.”- Estudo magnífico do Arsenicum album para integrá-lo a seu Tratado das doenças crônicas.
Este será seu último trabalho, seu Canto do Cisne! Hahnemann morre em 2 de Julho de 1843

Organon – prefácio da 6.0 edição (publicada em 1921)Para Samuel Hahnemann , o médico prático deve ater-se mais profundamente à arte de curar, incursionando pela ciência não na formulação de hipóteses, mas pela experiência e pela observação; estas devem servir de subsídio para a obtenção da cura, ou seja, do restabelecimento da saúde ou remoção e aniquilamento da doença inteira de maneira rápida, suave e duradoura.

No início: desde a experimentação da China officinalis . Baseou-se na capacidade curativa de determinadas substâncias com a propriedade de reverterem quadros patológicos que eram capazes de provocar em indivíduos sadios.

Após a criação da teoria das Doenças Crônicas: Identificou diversos casos de doenças naturais que haviam curado outras semelhantes. Confirmou portanto a cura natural de doenças pela semelhança dos mecanismos fisiopatológicos, embora as referidas doenças tivessem origens diferentes (porém bem semelhantes em suas manifestações).

“A afirmativa categórica de Hahnemann quanto a exclusividade da cura através da semelhança encontra seus fundamentos na fisiologia moderna, embora o autor não tivesse a menor idéia sobre o tema. Tal resultado se tornou possível em consequência da metodologia utilizada, qual seja o do empirismo e inducionismo, aos moldes de Descartes e Francis Bacon. Embora não conhecesse as explicações para os fatos observados, a verdade é que eles existiam. Tais verdades serão sempre verdades embora suas explicações mudem de acordo com o conhecimento obtido.” (Carillo Jr).

Bibliografia

1.Bradford T.L., The Life and Letters of Dr. Samuel Hahnemann. New Delhi, B.J. Publishers, 1921.
2.Carillo, Jr., R. e Pustiglione, M. Organon da Arte de Curar de Samuel Hahnemann – versão sistematizada e comentada, São Paulo, Homeopatia hoje, 1994.
3.Gawlik, Wilibald, Samuel Hahnemann, Synchronopse seines Lebens, Stuttgart, Sonntag Verlag, 1996.
4.Hahnemann, Samuel, Organon der Heilkurt, Aude sapere. 6. Auflage, Heidelberg, Karl F. Haug Verlag, 1995.
5.Handley, Rima, Eine homoopathische Liebesgeschichte. Samuel und Melanie Hahnemann. 5. Auflage, Munchen, Beck Verlag, 2000.
6.Hug, Wolfgang, Geschichtliche Weltkunde, Band II. 2. Auflage, Frankfurt am Main, Moritz Verlag, 1977.
7.Jung, Kurt M., Weltgeschichte in einem Griff. Frankfurt am Main-Berlin, Ullstein Verlag, 1985.
8.Museu de Homeopatia Abrahão Brickmann, Hahnemann, de Meissen….a Paris, Ribeirão Preto, 2001.
9.Nowak, J. E. N., Samuel Hahnemann, “O Fundador da Homeopatia, ABRAH- HSPM, S.P. Br, 2002.
10.Ritter, Hans, Samuel Hahnemann, Sein Leben und Werk in neuer Sicht. Heidelberg, Karl F. Haug Verlag, 1974.
11.Tetau M., Hahnemann, Muito além da Genialidade, Ed. Organon, S.P., Br, 2001 .
12.Tischner, Rudolf, Geschichte der Homoopathie. Wien, New York, Springer Verlag, 1998.
13.Tischner, Rudolf, Samuel Hahnemann Leben und Lehre. Ulm-Donau, Karl F. Haug Verlag, 1959

Pesquisa realizada por Dra Maísa Lemos Homem de Mello e apresentada ao Curso de Formação da ABRAH .

Open chat