T.R. Climatério

Agradecimentos

Aos nossos mestres e orientadores, Dr. Romeu Carillo Jr., Dra Solange Gosik e Dra. Sulema Rivera, pela dedicação em nos transmitir com entusiasmo e paciência os conhecimentos da Ciência e Arte  de Curar, segundo a lei dos semelhantes.

A minha amada filha Camila, por ser a grande incentivadora da minha vida.

OBJETIVO:

Fazer uma revisão atualizada sobre o Climatério, período tão importante da vida da mulher, o qual se caracteriza pelo aparecimento de inúmeros sintomas os quais alteram o cotidiano feminino.

Estudar os principais medicamentos homeopáticos usados no Climatério, analisando-os em sua atuação geral bem como especificamente

Treinamento em repertorização

Fazer um estudo comparativo dos medicamentos em sua relação a um mesmo efeito,analisando seus diferentes mecanismos de ação fisiopatológica.

MATERIAL E MÉTODOS:

Inicialmente foi feita uma revisão bibliográfica sobre o climatério (Conceito, Epidemiologia,Diagnóstico, exame físico, etc).

Após estudar os principais sinais e sintomas clínicos, foi feita uma repertorização usando o Método de Repertorização Mecânica. Dos medicamentos selecionados, foram escolhidos 10 conforme o interesse e orientação dos professores.

Para cada medicamento, foi feita uma revisão nos livros de Matéria Médica citados na bibliografia.

Os medicamentos foram estudados em suas ações geral, local e mental e também relacionados à situação específica, ou seja, sua atuação no climatério.

Durante o estudo do Climatério de cada medicamento, foram procuradas no repertório rubricas referentes aos sinais e sintomas encontrados.

Por fim, foram selecionadas duas rubricas para estudo e comparação fisiopatológica.

CLIMATÉRIO:

É a fase da vida biológica da mulher que representa a transição entre a menacme e a senectude (período reprodutor e não reprodutor). O número de folículos passa de sete milhões na 20ª semana de vida intra-uterina para dez mil na idade de quarenta anos.

A função reprodutora é a primeira a ser afetada; há modificações na função hormonal ovariana, e embora secretando cada vez menos estrogênios, mantém um certo equilíbrio hormonal pela maior produção de androgênios (pelo estroma e hilo) e sua conversão periférica.

O climatério é considerado compensado ou assintomático quando não é acompanhado de sintomas.No entanto, mesmo um climatério sem sintomas não está livre de conseqüências tardias ou secundárias (modificações metabólicas, tróficas e do sistema ósseo representam mais de 50% dessas modificações tardias francamente patológicas).

A menopausa é uma data, ou seja, é a última menstruação a qual é considerada por alguns, após seis meses de amenorréia e, por outros, um ano. É precedida pela pré-menopausa (climatério), quando há o início da queda da função ovariana e dura ao redor de 2 a 6 anos, e seguida pela pós-menopausa, quando os hormônios ovarianos caem a níveis mínimos, durante 6 a 8 anos  após a mesma.

Formato: PDF

Download do arquivo completo

Open chat