Ginecologia e homeopatia

Ginecologia e Homeopatia
Dra. Maisa Lemos Homem de Mello

“Esta obra repleta de idéias novas resultantes da interação de longo e exaustivo estudo e pesquisa em Ginecologia e Homeopatia com acompanhamento de centenas de mulheres, garantindo sua perpetuação pela precisão da descrição, concepção e, principalmente utilidade. Este livro torna público o conhecimento inovador da autora, que assume o valor de ciência no momento de sua publicação. Tanto o especialista quanto o clínico e, em alguns capítulos, até o leigo, desfrutarão de uma apresentação clara e objetiva, de proporções abrangentes, recheada de esquemas e figuras, que facilitam a compreensão.” Prof. Dr. Romeu Carillo Jr.

Objetivo do Livro

A finalidade precípua deste trabalho é apresentar aos colegas médicos, particularmente aos ginecologistas, temas básicos revisados e atualizados da especialidade bem como, demonstrar a importância do conhecimento dos princípios e condutas tarapêuticas em Homeopatia e sua aplicação em Ginecologia.
Os conhecimentos homeopáticos ampliam os aspectos do atendimento em ginecologia; conduzem a uma anamnese voltada à pessoa como ser biopsicossocial, permitindo não só maior acurácia do diagnóstico clínico como a escolha da terapêutica individualizada a ser adotada.
Na primeira parte do livro enfocamos a mulher, seu atendimento biopsicossocial, suas fases cronológicas; embrião ( embriologia ), nascimento, infância, adolescência ( puberdade e ciclo menstrual), vida reprodutiva, climatério ( distúrbios ginecológicos, paraginecológicos, neurovegetativos e neuropsiquicos ) e senectude. Enfatizamos a importância da anamnese ginecológica e homeopática detalhada, exame físico e especiais, para realização dos vários diagnósticos importantes na individualização e escolha da(s) terapêutica(s) mais indicada(s) em cada caso em particular.
Nas principais queixas ginecologicas (hemorragia, dor, inflamação, corrimento, prurido, tumor, incontinência urinária e síndrome do climatério), procuramos detalhar a fisiopatologia de cada distúrbio.
Na Segunda parte enfocamos a pesquisa realizada no tratamento homeopático dos distúrbios mais comuns em Ginecologia, baseada na experiência clínica, repertorização, imagem patogenética e principalmente na relação de semelhança do mecanismo fisiopatológico das várias patogenesias homeopáticas com as patologias ginecológicas.
Nosso desejo é que este livro seja incentivo e ponto de partida para novos estudos e pesquisas dentro da Matéria Médica Homeopática, não só em Ginecologia como em outras especialidades.

Dra. Maisa Lemos Homem de Mello ‚ médica, formada e com Residência de Cirurgia Geral pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo. Estágios e cursos de atualização e reciclagem em Ginecologia pela Santa Casa, pela USP e pela UNIFESP. Foi médica ginecologista na Prefeitura de São Paulo por 10 anos.
Atualmente atuando como médica ginecologista do Sistema de Saúde Incor “Fundação Zerbini” dos Hospitais das Clínicas da Universidade de São Paulo. Foi coordenadora de Ginecologia no Centro de Estudos, Pesquisa e Aperfeiçoamento em Homeopatia (CEPAH).
É membro do corpo docente no curso de Formação e de Reciclagem em Homeopatia da ABRAH – Curso de Homeopatia, Medicina Interna e Terapêutica do Hospital do Servidor Público Municipal.

Open chat